Gestão de Empresas e de Projectos (3 º Sem Ano Lectivo 2024)ProgramaGestão de Empresas e de Projectos Licenciatura ISUTC em Licenciatura em Engenharia Informática e de TelecomunicaçõesPrograma
null
GRUPO A – Sub-Tema Gestão de Empresas 1. Introdução à empresa 6 aulas 1.1. Introdução aos conceitos de economia 1.2. Organização Vs. Empresa. 1.3. O ambiente das organizações 1.4. A organização e os seus objectivos 1.5. A cadeia de valor. Actividades Principais e de suporte 2. Teorias de Administração 6 aulas 2.1. As teorias clássicas e neo-clássicas 2.2. A teoria das relações humanas 2.3. A Teoria da Contingência 2.4. A Teoria dos sistemas 3. Tarefas do Gestor 4 aulas 3.1. Planear 3.2. Organizar 3.3. Liderar 3.4. Controlar 4. Planeamento e Controlo 4 aulas 4.1. Importância do planeamento 4.2. Tipos de planeamento 4.3. Ferramentas do planeamento 4.4. A gestão estratégica GRUPO B – Sub-Tema Gestão de Projectos 1. Introdução à Gestão de Projectos 4 aulas 1.1. Noção de Projectos 1.2. Objectivos da Gestão de Projectos 1.3. Tipos e características principais 2. A Equipe e o Gestor do Projecto 2 aulas 2.1. A equipe de trabalho 2.2. Liderança 2.3. O Planeamento e recrutamento da força de trabalho 3. O Plano global e a calendarização do projecto 6 aulas 3.1. Conceitos, faseamento e estimativas do Projecto. 3.2. O Ciclo do plano e controle. 3.3. O Plano de procurement e o concurso público e os (OR`s). 3.4. Programação de Tarefas ( WBS – Work – breakdown structure). 3.5. O caminho crítico (the critical path). 3.6. Gráfico de Gantt ( Gantt charts). 3.7. PERT/ CPM charts. 3.8. Recursos internos Vs Externos. 4. O Projecto e o Orçamento 6 aulas 4.1. Considerações Gerais sobre Orçamentos. 4.2. Estimativa de custos do projecto. 4.3. Cash – Flow do Projecto. 4.4. A Implementação e o controlo. 5. A Comunicação na Gestão de Projecto 6 aulas 5.1. Coonsiderações Gerais 5.2. O Reporting e Resultados como ferramenta de Monitoria 5.3. Os vários meios de comunicação 5.4. A incorporação do pensamento dos outros. 5.5. A escolha de um software de gestão. 6. A participação simultânea em vários projectos 2 aulas 6.1. Múltiplos projectos, múltiplos chefes e múltiplas dores de cabeça 6.2. O planeamento e o Reporting para mais de um chefe. |